Sobre o BraCVAM

Histórico

O Centro Brasileiro para Validação de Métodos Alternativos (BraCVAM, Brazilian Center for Validation of Alternative Methods) foi idealizado em 2008 [link para artigo ATLA 2008] e logo recebeu apoio da comunidade científica, setores produtivos, academia e órgãos internacionais [link para os artigos ALTEX 2009 e ALTEX 2010].

Em 2011, durante as comemorações do aniversário do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o qual foi publicado em 2012, no Diário Oficial da União [link para Acordo].

A partir de 2012 o BraCVAM tem o seu reconhecimento na Portaria [link para a Portaria] que institui a Rede Nacional de Métodos Alternativos (RENAMA) [link para Portaria da RENAMA], onde fica preconizado que o processo de validação de métodos alternativos dar-se-á no âmbito do Centro


Atuação

O Centro Brasileiro para Validação de Métodos Alternativos (BraCVAM) visa, principalmente, identificar quais as áreas ou métodos necessitam do desenvolvimento de um processo de validação. A partir daí, cabe ao Centro identificar e organizar quais laboratórios participarão, quem será o coordenador dos estudos, buscar fomento etc.

O BraCVAM poderá atuar e/ou auxiliar no processo de validação, não só na experimentação, como, também, na educação e em qualquer outra área onde ocorra o uso de animais e necessite desenvolver métodos alternativos dentro do princípio dos 3Rs (Replacement, Reducion and Refinement – Substituição, Redução e Refinamento).

Assim sendo, o BraCVAM possui, principalmente, as atividades abaixo, embora possa atuar em outras:

– desenvolver novos métodos;

– coordenar estudos para o desenvolvimento de métodos alternativos;

– coordenar a validação de métodos alternativos;

– propor e avaliar protocolos de testes;

– analisar a avaliar os resultados obtidos em estudos;

– participar de cooperação internacional;

– criar, manter e gerenciar de bancos de dados de procedimentos técnicos, substâncias, matérias-primas, produtos acabados e quaisquer outros aspectos relevantes aos métodos alternativos;

– promover encontros, congressos, oficinas ou quaisquer outras formas de disseminação de informação científica aos órgãos regulatórios, indústrias, academia e quaisquer outras instituições relacionadas aos métodos alternativos;

– publicar relatórios sobre o progresso dos estudos;

– implementar qualquer procedimento que possa ajudar no desenvolvimento de métodos alternativos.

Cabe ressaltar que, algumas destas atividades podem ser exercidas, não pelo BraCVAM diretamente, mas por equipes ou instituições ligadas ao Centro.

MISSÃO

Promover o desenvolvimento e a disseminação de métodos alternativos ao uso científico de animais, principalmente, na experimentação e na educação, bem como a aceitação regulatória pelos órgãos competentes. Estimular a substituição do uso de animais, quando possível, a redução do número e o refinamento dos procedimentos, garantindo o uso ético desses animais.

VISÃO

Se tornar referência nacional e internacional no que tange a validação de métodos alternativos ao uso de animais.

VALORES

– Respeito aos animais

– Substituição ao uso de animais

– Ética na pesquisa e na educação

– Tratamento humanitário

– Desenvolvimento tecnológico

– Inovação

– Disseminação do conhecimento


Equipe Bracvam

Octavio Presgrave – http://lattes.cnpq.br/2228111092013682

Wlamir Moura – http://lattes.cnpq.br/7642314467228617

Cristiane Caldeira – http://lattes.cnpq.br/8751985700163718

Claudia Maria da Conceição – http://lattes.cnpq.br/2577140516734646

Elias de Jesus – http://lattes.cnpq.br/4880735878478182

Jonas Roza – http://lattes.cnpq.br/0771221360783209

Carolina Barbara – http://lattes.cnpq.br/3108818328129752